
Sequência Didática: Poesias para crianças “Planetas”.
Objetivos:
- Brincar com a sonoridade das palavras.
- Ampliar o repertório literário.
- Construir maior conhecimento sobre o gênero literário (poesias).
- Recitar poesias explorando os recursos existentes na oralidade e valorizando os sentimentos que o texto quer transmitir.
- Valorizar entonação de voz, fluência, ritmo e dicção como maneiras de articular e aperfeiçoar a oralidade.
- Aprender a expressar-se num grupo.
- Identificar algumas características dos planetas.
- Saber a quantidade de planetas do nosso Sistema Solar;
- Conhecer um pouco sobre a Estação Espacial Internacional, Sistema Solar, o Sol, os Planetas, Buracos Negros, Lua e dados da Terra;
- Organizar os Planetas na orbita certa por meio do jogo do Sistema Solar do Cambito;
- Identificar e classificar os Planetas do Sistema Solar.
Conteúdo:
- Escuta, produção oral e escrita.
- Leitura.
Tempo Estimado: 15 dias.
Material Necessário: computador, copiadora, papel craft, lápis de cor, tesoura, cola, lápis, borracha, internet, prato de papelão, bola, revista, tesoura, cola, caderno, notebook, Data show, livro da Coleção Poesias para Crianças (Planetas).

Desenvolvimento:
1ª Etapa – Acomodar os alunos em roda e ler para a turma as poesias sobre Planetas do livro. Expressar os sentimentos que aparecem no texto durante a leitura, como medo, espanto, alegria, tristeza, humor.
2ª Etapa – A professora irá digitar e imprimir as poesias para que cada um escolha a poesia que gostou mais e faça a ilustração. Iremos confeccionar um cartaz coletivo com nossas poesias e as ilustrações das mesmas.
3ª Etapa – Sala informatizada. Na internet visitar os sites:
http://www.cambito.com.br/
- Cambito > aprendendo > Ciências > O espaço.
- Cambito > Ecologia > Nossa Terra.
- Cambito > jogos > jogo do sistema solar >
http://www.edukbr.com.br/oficina/espaco_ludico.htm
- Edukbr > Planetas.
4ª Etapa – Lista com os nomes dos planetas. Oralmente relembrar os nomes dos planetas e as características de um texto lista. Registrar a lista no caderno com os nomes dos planetas. Após a lista roda de conversa sobre o assunto:
- Explicar que os cientistas acreditavam que a terra era plana (demonstrar com um prato e uma bola a diferença).
- Explicar que os cientistas acreditavam que a terra estava no centro do Sistema.
- Explicar que o Sol é a maior estrela do nosso sistema. O sol tem luz própria e ilumina o nosso planeta durante o dia.
- Mostrar para as crianças que as estrelas estão presentes sempre, mas só podemos vê-las durante a noite, pois de dia a luz do sol é muito intensa e ofusca a luz das estrelas e da lua.
- Convidar as crianças a se deitarem ao ar livre e observarem o céu, sentirem o calor do sol no corpo, observar os desenhos que se formam nas nuvens, tentando adivinhar com o que se parecem, conversar a respeito.
5ª Etapa – Completar no caderno palavras que estiverem faltando na poesia Gira-Gira.
6ª Etapa – Rimas. Vamos conversar sobre o que é? Se aparece nas nossas poesias? Completar no caderno ao lado as palavras que rimam com... do texto Gira-Gira.
Moda –
Energia –
Brilhoso –
Planeta –
Celeste –
7ª Etapa – Procurar, recortar e colar no caderno palavras que tenham Lh como a palavra brilhoso que fala do sol na poesia GIRA-GIRA. Formar frases com algumas das palavras recortadas.
8ª Etapa – Produção textual a partir de gravuras. A professora trará imagens de um foguete saindo da Terra, da Galáxia e do foguete em outro planeta para que as crianças criarem um título e uma história. Vamos conversar sobre reestruturação... A professora irá selecionar um texto para reestruturarmos juntos digitado e projetado no Data show.
“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.” (Paulo Freire)