domingo, 21 de agosto de 2011

Nomes

Sequência Didática: Nomes próprios.

Objetivos:

- Identificar e reconhecer seu nome e dos amigos do seu grupo;

- Função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula...

- Realizar a escrita do próprio nome e do nome de alguns colegas;

- A partir da referência estável (nome) refletir como a escrita funciona.

Conteúdo: Leitura e escrita de nomes próprios.

Tempo Estimado: 15 dias.

Material Necessário: Bola, folha, lápis, borracha, lápis de cor, craft, papel cartão, fotos do grupo, Mesa Educacional Alfabeto, alfabeto móvel.

Desenvolvimento:

1ª Etapa – É nosso primeiro dia na Sala de Apoio. A professora irá conversar sobre essa sala (combinados, importância de não faltar, jogos, brincadeiras, mesa educacional...). Vamos nos apresentar utilizando a Dinâmica da Bola. A professora inicia apresentando-se e jogando a bola para um colega do grupo se apresentar também e jogar a bola para outro...

2ª Etapa – Cada amigo do grupo ganhará uma folha sulfite para desenhar o que mais gostou na Sala de Apoio. No término das produções a professora questionará os alunos como fazer para que se saiba a quem pertence cada material. As crianças darão sugestões. A professora irá solicitar que cada um escreva seu nome e chamará a atenção para as letras usadas, a direção da escrita, a quantidade de letras etc.

3ª Etapa – Vamos confeccionar uma lista coletiva com os nomes do nosso grupo.

4ª Etapa – No caderno ilustrar objetos, animais, comidas... que comecem com a mesma letra do seu nome.

5ª Etapa – Bingo de nomes do grupo.

6ª Etapa - Caça-palavras com nomes do grupo sem o apoio da lista de nomes.

7ª Etapa – Jogo da Memória Fotos/Nomes.

8ª Etapa – Acróstico do nome.

9ª Etapa – Recorte e colagem. A professora disponibilizará revistas para que cada amigo procure, recorte e cole no caderno palavras que comecem com a mesma letra do seu nome.

10ª Etapa – Separando nomes. Observando nossa lista de nomes na sala, separar no caderno os nomes de menino e meninas.

11ª Etapa – Gráfico da quantidade de letras.

12ª Etapa – Roda Cutia. Vamos brincar de Roda Cutia num círculo no pátio. Enquanto cantamos uma amigo pegará uma ficha na pilha dos nomes. Terá que ler o nome do amigo, colocar a ficha atrás do mesmo que sairá correndo tentando pegá-lo. Se for pego fica no centro da roda e se não for senta no lugar do amigo que agora escolherá uma ficha dos nomes também. Enquanto o amigo contorna de pé a roda todos cantam:

Roda Cutia

de noite e de dia

O galo cantou

e a casa caia

3 comentários:

Júlio César disse...

Valeu Maica...estamos por aí...parabéns pelo seu blog...continue atualizando...At+.

Educando e Vivendo disse...

Legal!
Parabéns pelo excelente Trabalho que vc faz!

Rosangela Vali disse...

Oi Maica! Estou por aqui!
Visitando e seguindo você. Gostei da atividade de Nomes próprios. Irei trabalhar no próximo planejamento com o livro Pedro e Tina e irei aproveitar algumas das suas etapas na sequência didática.
Estou fazendo o curso de Informática com o pessoal da SEC. Ontem foi o primeiro encontro e gostamos muito.
Estou seguindo o Blog das Tecnologias Educacionais e encontrei vc.
Parabéns pelo trabalho e até mais!
Bjos, fique com Deus!