quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Poesia para crianças "Planetas"


Sequência Didática: Poesias para crianças “Planetas”.

Objetivos:

- Brincar com a sonoridade das palavras.
- Ampliar o repertório literário.
- Construir maior conhecimento sobre o gênero literário (poesias).
- Recitar poesias explorando os recursos existentes na oralidade e valorizando os sentimentos que o texto quer transmitir.
- Valorizar entonação de voz, fluência, ritmo e dicção como maneiras de articular e aperfeiçoar a oralidade.
- Aprender a expressar-se num grupo.

- Identificar algumas características dos planetas.

- Saber a quantidade de planetas do nosso Sistema Solar;

- Conhecer um pouco sobre a Estação Espacial Internacional, Sistema Solar, o Sol, os Planetas, Buracos Negros, Lua e dados da Terra;

- Organizar os Planetas na orbita certa por meio do jogo do Sistema Solar do Cambito;

- Identificar e classificar os Planetas do Sistema Solar.

Conteúdo:

- Escuta, produção oral e escrita.
- Leitura.

Tempo Estimado: 15 dias.

Material Necessário: computador, copiadora, papel craft, lápis de cor, tesoura, cola, lápis, borracha, internet, prato de papelão, bola, revista, tesoura, cola, caderno, notebook, Data show, livro da Coleção Poesias para Crianças (Planetas).

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQbZHYaeeno5LCDdn7CWSb1dw-TgqkBfMU11kXXWAAtiYSY13TJ

Desenvolvimento:

1ª Etapa – Acomodar os alunos em roda e ler para a turma as poesias sobre Planetas do livro. Expressar os sentimentos que aparecem no texto durante a leitura, como medo, espanto, alegria, tristeza, humor.

2ª Etapa – A professora irá digitar e imprimir as poesias para que cada um escolha a poesia que gostou mais e faça a ilustração. Iremos confeccionar um cartaz coletivo com nossas poesias e as ilustrações das mesmas.

3ª Etapa – Sala informatizada. Na internet visitar os sites:

http://www.cambito.com.br/

- Cambito > aprendendo > Ciências > O espaço.
- Cambito > Ecologia > Nossa Terra.
- Cambito > jogos > jogo do sistema solar >

http://www.edukbr.com.br/oficina/espaco_ludico.htm

- Edukbr > Planetas.

4ª Etapa – Lista com os nomes dos planetas. Oralmente relembrar os nomes dos planetas e as características de um texto lista. Registrar a lista no caderno com os nomes dos planetas. Após a lista roda de conversa sobre o assunto:

- Explicar que os cientistas acreditavam que a terra era plana (demonstrar com um prato e uma bola a diferença).

- Explicar que os cientistas acreditavam que a terra estava no centro do Sistema.

- Explicar que o Sol é a maior estrela do nosso sistema. O sol tem luz própria e ilumina o nosso planeta durante o dia.

- Mostrar para as crianças que as estrelas estão presentes sempre, mas só podemos vê-las durante a noite, pois de dia a luz do sol é muito intensa e ofusca a luz das estrelas e da lua.

- Convidar as crianças a se deitarem ao ar livre e observarem o céu, sentirem o calor do sol no corpo, observar os desenhos que se formam nas nuvens, tentando adivinhar com o que se parecem, conversar a respeito.

5ª Etapa – Completar no caderno palavras que estiverem faltando na poesia Gira-Gira.

6ª Etapa – Rimas. Vamos conversar sobre o que é? Se aparece nas nossas poesias? Completar no caderno ao lado as palavras que rimam com... do texto Gira-Gira.

Moda –

Energia –

Brilhoso –

Planeta –

Celeste –

7ª Etapa – Procurar, recortar e colar no caderno palavras que tenham Lh como a palavra brilhoso que fala do sol na poesia GIRA-GIRA. Formar frases com algumas das palavras recortadas.

8ª Etapa – Produção textual a partir de gravuras. A professora trará imagens de um foguete saindo da Terra, da Galáxia e do foguete em outro planeta para que as crianças criarem um título e uma história. Vamos conversar sobre reestruturação... A professora irá selecionar um texto para reestruturarmos juntos digitado e projetado no Data show.

“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.” (Paulo Freire)

3 comentários:

Júlio César disse...

Estamos aí...acompanhando seu blog...atentos nas suas postagens Maica. AT+

Educando e Vivendo disse...

Foi bem 10!
Parabéns

M@ic@ disse...

Só para acrescentar os sites utilizados foram sugeridos num curso que fizemos nesse ano: "A utilização de recursos da internet no processo de alfabetização".
Aparecem mais sugestões em:
http://cursoinformaticaeducacional.blogspot.com/